Tudo se repete, tudo é ciclico. Voltou a polémica relacionada com as linhas de alta tensão. Já agora...estou em Luanda e acaba de faltar a energia eléctrica! Mas aí em Portugal, e no mundo desenvolvido, tudo serve de pretexto para dar protagonismo a uns quantos patetas, fruto da patetice comum em que se vive no hemisfério dito civilizado ou ocidental. A energia eléctrica é um dado adquirido, não é? Aqui quem não tiver um gerador tá lixado.
Não quero com isto dizer que quem protesta o faz sem fundamento. Num dos estudos que vi (e há por aí uma série deles, contraditórios) diz que a uma distância de 100m duplicam as probabilidades de uma criança desenvolver leucemia. Claro? Não, o que é alta tensão? 5kV, 50kV ou 150kV?
Basicamente um campo magnético é semelhante a um campo gravitico. O campo magnético diminui na porporção inversa do quadrado da distância. Ou seja, quando a distância duplica o CM cai 4 vezes. Por isso, e paralelizando, é que a Lua tem mais influência gravítica na Terra do que o Sol que tem uma massa milhões de vezes a da nossa Lua. Está muito perto da Terra comparada com a distância ao Sol. Claro que as tretas relacionadas com influências planetárias nem são para aqui chamadas (Astrologia ou Astropoesia).
Tudo isto para dizer que numa televisão convencional existem tensões de 15kV, o micro-ondas, o telémovel, o motor do frigorífico, ou seja, vivemos rodeados ou embebidos em campos magnéticos mais ou menos fortes. Então, como é? O governo não se pode dobrar a um grupo histérico, mas por outro lado tem de acautelar a saúde das populações. Legislação, leis, etc. Se não está bem, investigue-se, façam uma lei que seja clara e objectiva. Aliás, o mundo da electricidade está cheio de normas para tudo e mais alguma coisa...
As linhas não são projectadas e montadas por miúdos, mas quanto a licenciamentos camarários para construção junto a essas linhas não sei... Veja-se o caso da linha que atravessa uma zona em Odivelas, junto ao IC22. Quem é o responsável por aquela m... e depois veem protestar por uma linha que fica a duzentos e tal metros, ou que estraga a paisagem e desvaloriza o imóvel. Alguém disse que a c... de uma gaja puxa mais que uma junta de bois. Bem, eu diria que uma câmara de televisão puxa mais que que um F1...e depois só se vê merda, e da rala, tipo caganeira. Com moscas...e cascas de uva e feijões mal digeridos.
Sejamos sérios nas nossas opiniões, pois assim não se resolve nada. Enquanto continuarmos a eleger pessoas em que o primeiro interesse é defender os lobbys instalados...
Já agora, como fazer chegar um bem tão básico como a electricidade a longas distâncias sem aumentar a voltagem?
A resposta tá aqui, bem perto. Um gerador, pois claro!!! É só comprar 50l de gasóleo por dia...
Wednesday, October 24, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Vasco, estou a ver que continuas em forma.
Concordo quando dizes que há uma histeria exagerada e alarmismo mediático à volta desta questão, mas acho que as populações tem todo o direito de protestar e zelar pela sua qualidade de vida.
Energia à parte, espero que continues a postar as tuas opiniões e as experiencias vividas aí pelas Afrícas...e vê se colocas umas fotos.
Um abraço
Post a Comment